segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Cidadania Digital -Reflexão individual


Nos tempos que correm a sociedade está cada vez mais ligada à internet e às novas tecnologias. Seja qualquer for o local que estejamos, se olharmos ao nosso redor, podemos ver que poucas são as pessoas que não estão de olhos postos num telemóvel, num computador ou noutra fonte de acesso à internet. Hoje em dia podemos ver desde crianças a idosos ligados às tecnologias digitais.
Como tudo temos de ter cuidados no que diz respeito aos acessos às tecnologias digitais, pois estas tanto têm aspetos positivos como aspetos negativos.
Aspetos positivos que posso realçar é a facilidade de nos comunicarmos com os outros, mesmo estando longe. A internet é um meio de comunicação rápido, pois através de emails e mensagens nas redes sociais, estamos próximos de quem queremos comunicar. Através das novas tecnologias as crianças e jovens podem pesquisar e desse modo aprender e enriquecer os seus conhecimentos, como por exemplo, na realização de trabalhos da escola. Os professores também podem usar as novas tecnologias em sala de aula para enriquecer a informação a transmitir aos alunos de um determinado conteúdo programático.
No que diz respeito às crianças, existe pelo mundo crianças que não têm acesso às tecnologias digitais, perdendo a oportunidade de crescimento digital e de acesso à informação, sendo este um aspeto negativo, pois não estão em pé de igualdade em relação às outras crianças que têm acesso fácil às novas tecnologias.  Para as crianças que não têm acesso as tecnologias digitais, poderão estar privados de novas oportunidades de aprendizagens e comunicação.
As tecnologias digitais podem trazer benefícios, mas junto disso alguns cuidados e medidas a ter em conta.
Os acessos por parte das crianças devem ser controlados, pois apesar de ser um meio rápido e de fácil comunicação, muitas das vezes escondem perigos associados. As privacidades das crianças devem ser asseguradas, assim como de qualquer cidadão. Muitos pais desconhecem os perigos ou não estão atentos a esses perigos, como por exemplo, a cyberbullying ou até mesmo abusos sexuais, pois as crianças podem-se tornar presas fáceis dos predadores que por vezes se escondem atrás das tecnologias digitais.
Devemos adotar comportamentos adequados quando acedemos às tecnologias digitais, mas muitas das vezes isso é ignorado, e corremos o risco de ser vitimas desses descuidos. Alguns exemplos dos cuidados a ter, é nos acessos às redes wi.fi abertas nos locais que frequentamos, outras é o acesso às contas bancárias, apesar de haver por parte dos bancos o cuidado de preservar os seus clientes em termos de segurança. Esses cuidados a ter, são exemplos para prevenir os cibercrimes.
A escola para além de dar a oportunidade aos alunos de ter acesso às tecnologias digitais, deve também ser um local de sensibilização para os alunos, alertando para os cuidados a ter no acesso às tecnologias digitais, como forma de reforçar as informações vindas de casa ou no caso de essas informações não serem transmitidas pelos pais.
Somos todos cidadãos digitais, por essa razão devemos ter um acesso responsável e apropriado das tecnologias.

Discente: Elisa Pegado da Silva
nº 160142047


Referência bibliográfica


·      Furia, F. (5 de agosto de 2013). O que é Cidadania Digital? Obtido em 31 de dezembro de 2018, de Playround da inovação: http://www.playground-inovacao.com.br/o-que-e-cidadania-digital/
·      Lobo, A. (26 de janeiro de 2018). UNICEF analisa o impacto do digital na vida das crianças. Obtido em 31 de dezembro de 2018, de educare.pt: https://www.educare.pt/noticias/noticia/ver/?id=117442&langid=1
·      Reis, J. C. (29 de novembro de 2018). TSF Rádio Notícias. Obtido em 31 de dezembro de 2018, de "É fácil ser vítima de um cibercrime." A lista de conselhos da PJ que o ensina a defender-se: https://www.tsf.pt/sociedade/interior/e-facil-ser-vitima-de-um-cibercrime-a-lista-de-conselhos-da-pj-que-o-ensina-a-defender-se-10250819.html







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