terça-feira, 30 de outubro de 2018

Aprender português a jogar - Jogos online

No site do Instituto Camões, existem secções onde uma delas com o nome “Aprender português… a brincar” disponibiliza um conjunto de jogos. O jogo por nós escolhido foi o Jogo da Glória, que no nosso ponto de vista poderá estar direcionado para crianças a partir do 3º e 4º ano do 1º ciclo.
Este jogo está dividido em três graus de dificuldade, permitindo ao participante escolher o grau de dificuldade consoante as suas competências, e indo evoluindo à medida que vai avançando no jogo e adquirindo novos conhecimentos.
Com este jogo é possível aprender português de forma lúdica. Este jogo pode ser jogado por 1 ou até 3 jogadores, assim como por equipas.
O Jogo da Glória, é um género de jogo de tabuleiro virtual, que para iniciar é necessário “lançar” os dois dados virtuais. Depois de lançados os dados o jogador/equipa avança ou recua um número variável de casas, acumulando ou perdendo pontos.
Para avançar nas casas é necessário acertar numa pergunta de escolha múltipla de português, com duas ou três hipóteses de resposta.
Pelo tabuleiro existem casas que atribuem prémios ou penalizações, ou seja, permitem avançar ou recuar 1 a 3 casas.
As perguntas de jogo, são baseados na língua portuguesa, onde é possível responder a perguntas, sobre pronomes, conjugação de verbos, conjunções, diferenciar o singular do plural, entre outras. 

É possível tirar deste jogo um bom aproveitamento, pois podemos jogar em grupo de amigos, colegas de turma e em família. É possível também colocar em prática os conteúdos de língua portuguesa abordados em sala de aula, conhecer as possíveis dificuldades existentes no português, registando essas mesmas dificuldades para posteriormente tirar as possíveis dúvidas, desafiar os colegas para um jogo de aprendizagem a nível da língua portuguesa. 



1 comentário:

  1. Olá...

    a ligação ao vosso jogo podia ser feita numa palavra ou expressão em vez de usarem o próprio endereço do link.

    ResponderEliminar

Reflexão final - Ana Catarina Parreira