terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Blue-Bot - Vamos aprender juntos as letras


   A tarefa proposta pela docente, consiste na realização de uma atividade tendo como base os robots Blue-bot apresentados em contexto em sala de aula. A tarefa consiste em realizar uma atividade onde os alunos trabalhem a Língua Portuguesa ao mesmo tempo que brincam com os robots. 
Os Robots Blue-bot foi projetado para ser utilizado por crianças pequenas. É de fácil manuseamento, podendo ajudar na aprendizagem da contagem, sequência, estimativa, solução de problemas ou apenas divertir. Tem teclas na parte superior que são usadas para inserir até 40 comandos, que leva o Blue-bot a se movimentar para a frente, para trás, para a direita e para a esquerda. O botão verde início o comando, e o botão com o X, elimina os comandos inseridos. Há ainda um teclado com peças, que tem a mesma funcionalidade que as teclas na parte superior do robot. As peças são colocadas no teclado, e indicam o comando e as repetições/sequências que o robot tem de realizar.
Esta tarefa proposta levou-nos a pensar numa atividade onde as crianças do 1º CEB, mais concretamente do 1º ano (público alvo escolhido por nós), pudessem brincar e em simultâneo aprender as vogais e as consoantes. Construímos um tapete onde colocamos algumas vogais e consoantes, e uns cartões com imagens. A intenção do jogo é mostrar ao aluno o cartão com imagem e que este cite o que é e indique, dando os comandos ao Robot Blue-bot, a primeira letra da palavra correspondente à imagem.

Pretendemos com esta atividade que os alunos:

       Consolidam a aprendizagem das consoantes e das vogais;
       Consigam identificar a 1º letra da palavra dada;
       Consigam distinguir as palavras que começam com letra maiúscula e minúscula;
       Trabalhar a orientação espacial (direita e esquerda, frente e trás)
       Conseguir distinguir as letras nos diferentes grafismos (manuscrito, máquina).
       Trabalhar a concentração e estratégia para alcançar o objetivo(letra);
       Trabalhar a orientação espacial (direita e esquerda, frente e trás)


Fontes das imagens utilizadas nos cartões interativo


https://www.paivense.pt/curiosidade/2018/02/os-gatos-machos-sao-canhotos-as-femeas-destras/

Fontes das letras utilizadas no tapete interativo



Bibliografia

  •       (s.d.). Obtido em dezembro de 2018, de BEE-BOT: https://www.bee-bot.us/



Sem comentários:

Enviar um comentário

Reflexão final - Ana Catarina Parreira