sábado, 19 de janeiro de 2019

Filme - "As crianças de origens diferentes"


A última atividade proposta neste semestre pelos docentes da UC de LPTIC, foi a construção de um filme. Para a construção desse filme, utilizamos a ferramenta WeVideo, que é uma plataforma de edição de vídeos. É uma ferramenta relativamente fácil e intuitiva de trabalhar.  
Para a elaboração da nossa história desafiamos a Nicole, uma menina de 9 anos para elaborar uma pequena história, sendo pedido que as personagens fossem crianças. Ela mostrou-se bastante interessada e empolgada para a elaboração do texto e mostrou resultados imediatos. Elaborou uma pequena história onde falou de crianças de diferentes culturas. Colocamos um segundo desafio, que foi a participação na sua história dando voz a uma das personagens. Novamente mostrou-se interessada em ajudar e participar. Mostrou-se bastante concentrada no que foi pedido, e realizou a gravação com boa disposição, calma e entusiasmo. Deixamos ao critério dela a escolha da gravação a ser utilizada. Quem se mostrou muito interessado foi o primo de 3 anos que também quis gravar, nós fizemos a sua vontade e ele ficou contente por ouvir a sua voz na gravação. Como muita pena nossa não foi possível incorporar a gravação no filme porque não constava o texto todo da personagem e não estava muito percetível parte do texto.  
Para o cenário da história foi escolhido um jardim público, onde acontece a maioria da história. Outro cenário utilizado como fundo foi um desenho de um shopping que foi concretizado também pela autora da nossa história.
Foi feito por nós alguns ajustes na história inicial, pois nesta tinha de estar referido um artista português contemporâneo. A artista por nós escolhido, tendo em conta que a história é sobre crianças de culturas diferentes, foi a autora portuguesa Luísa Ducla Soares. Esta autora escreveu a obra “Meninos de todas as cores”, que retrata o tema da diversidade cultural, o que se enquadra perfeitamente com a história escrita pela nossa menina. Esta não tinha qualquer tipo de conhecimento da história escrita pela autora quando escreveu a sua história.
Para as personagens escolhemos nenucos com diferentes tonalidades de cor de pele, para representar as caraterísticas das crianças retratadas na história.
Tivemos a participação na voz dada às personagens da Vilma, uma jovem mãe, que se mostrou disponíveis em participar na construção do filme.
Para ajudar na organização do trabalho, planificamos uma estrutura a ser seguida. Abaixo apresentamos a planificação feita por nós, a história escrita pela Nicole com os devidos ajustes assim como o filme final.
Desde já queremos agradecer a participação, disponibilidade e boa disposição da Nicole na elaboração da história, na ilustração do shopping para o cenário e na gravação para a voz da personagem, à Vilma pela compreensão, participação, disponibilidade na gravação para a voz da personagem.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Reflexão final - Ana Catarina Parreira