Durante o período de estágio acompanhamos durante as duas semanas, a rotina
diária de duas turmas do 2º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de
Matemática e Ciências Naturais. Observamos uma turma do 5º ano, com 21 alunos, e uma
turma do 6º ano com 18 alunos. São turmas onde está presente a multiplicidade
cultural e étnica. Nas turmas há alunas de etnia cigana que por vezes segundo
as suas culturas, deixam de estudar por estarem comprometidas para casar. Nesta
atividade tivemos em mente as turmas que observamos e o agrupamento em que estivemos inseridas, pois é uma instituição com uma diversidade de culturas e etnias, pois
frequenta alunos de etnia cigana, oriundos de países africanos de Expressão
Portuguesa, emigrantes brasileiros e de países de Leste Europeu.
O documentário escolhido fala sobre uma jovem que luta para que a
educação não seja negada às mulheres. Este documentário é um exemplo da
existência, em vários países, da proibição das mulheres ao acesso à educação. Sendo
um documentário que aborda um tema interessante sobre a educação, é possível
trabalhar a Língua Portuguesa com os alunos do 2º CEB através da oralidade e a
escrita. O professor pode optar por apresentar o documentário na integra ou
somente apresentar partes do filme que ache pertinente. Oralmente os alunos
podem expressar ou debater ideias sobre o filme. Na escrita os alunos podem
através da resposta a 2 perguntas, redigir uma pequena composição.
Escolhemos este documentário e atividades tendo em conta a diversidade de cultura existente
no agrupamento e a possibilidade de mostrar um pouco a realidade sobre a
educação noutros países trabalhando em simultâneo a Língua Portuguesa. Este
tipo de documentário pode ser trabalho em várias disciplinas, pois nos dá um
vasto leque de possibilidades para abordar e trabalhar com os alunos.
É possível usar a televisão como ferramenta de trabalho em sala de aula.
Através deste é possível arranjar exemplos de materiais (filmes, séries,
programas, ...) que se pode usar para trabalhar em sala de aula e em vários
contextos. Esta atividade é um exemplo disso.
Público alvo: Alunos do 2º Ciclo Ensino Básico(CEB)
Sinopse: “Malala”, é o documentário sobre Malala
Yousafzai, jovem paquistanesa vencedora do prémio Nobel da Paz. Este
documentário conta a história, a sobrevivência e o empenho constante de uma
adolescente paquistanesa que foi baleada por defender a educação das mulheres.
Malala Yousafzai tinha 15 anos quando quase foi morta por integrantes do
Talibã. O documentário foi realizador por Davis Guggenheim e mostra como a
jovem, o seu pai e a sua família estão determinados a lutar pela educação das
raparigas por todo o mundo.
Duração:1h27minutos
Apresentação das duas
atividades, oral e escrita, com base no material escolhido.
Tendo em conta que no
programa do 2º ciclo está presente que os alunos devem trabalhar a oralidade e
da escrita, as atividades escolhidas foram ao encontro dessas abordagens,
trabalhando a oralidade e a argumentação na atividade 1 e a escrita na atividade 2.
- Atividade 1 Oral
Agora que ficaste a conhecer o documentário da jovem Malala, partilha
com a turma a tua opinião acerca da proibição à educação em certos países. E se
achas importante que todas as crianças, sejam rapazes ou raparigas, tenham
acesso à educação.
- Atividade 2 escrita
“Uma criança, um professor, um livro e uma
caneta podem mudar o mundo.”
Malala Yousafzai
A citação apresentada foi feita pela jovem paquistanesa Malala, numa das
conferências que participou. Lendo esta citação como a interpretas? O que esta
citação te transmite em relação à educação?
Redige um pequeno texto onde expresse a tua opinião respondendo às duas
questões colocadas e tendo como base a citação.
Referências bibliográficas
- Gonçalves, P. (Realizador). (2018). Quem é Malala? A menina que queria estudar e quase foi morta pelo Talibã [Filme].
- Malala trailer Oficial (2015). [Filme].
Fonte da Imagem
- https://medium.com/@entrelivros/quem-%C3%A9-malala-38af32c2e517
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