domingo, 7 de outubro de 2018

Utilizações educativas de um blogue


Atualmente as tecnologias estão presentes no nosso quotidiano, sendo o blog uma das suas ferramentas. O blog é uma página de internet, que permite uma ampla interação entre quem o visita e quem o produz, através de comentários. Pode abranger uma enorme quantidade de assuntos, incluindo partilha de experiências, vivências, artigos, ideias(Pessoa, 2009), assim como também pode ter a função de portfólio digital de trabalho. Os blogs também podem apresentar um carácter pedagógico, sendo dinamizados por professores e alunos.
Sendo o blog um espaço que pode ser utilizado em contexto escolar, este pode ajudar no desenvolvimento de diversas competências a nível da pesquisa, da escrita, assim como o domínio de diversos serviços e ferramentas da web. O blog pode, para os alunos, servir de referência a conteúdos dados em sala de aula, tornando-se uma fonte de recursos a utilizar nos estudos, incentivando a prática de consulta e de estudo de forma regular(Gomes, 2005). O blog permite também uma interação, cooperação e colaboração, sendo estes fatores muito importantes no processo de aprendizagem e desenvolvimento. É visto como uma nova dinâmica educacional, pois a nova tecnologia é utilizada pelos professores e alunos de modo a evoluir a forma como se aprende em sala de aula(Mantovani, s.d.).




Referências bibliográficas


Gomes, M. J. (2005). Blogs: Um recurso e uma estratégia pedagógica. Obtido em outubro de 2018, de https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf
Mantovani, A. M. (s.d.). Blogs na Educação: Construindo novos espaços de autoria na prática pedagógica. Obtido em outubro de 2018, de http://files.ocomputadornaedu.webnode.com.br/200000019-1e83c1f7da/Blog.pdf
Pessoa, D. M. (2009). Blogs Educacionais: Uma caracterização a partir da etnografia virtual. Recife: Universidade Federal de Pernambuco.            https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/4287/1/arquivo3446_1.pdf


4 comentários:

  1. Nós consideramos que o post apresentado pelas nossas colegas Elisa e Catarina, enquadra-se dentro do que era pretendido neste trabalho. Apresenta uma linguagem bastante clara, sendo a informação apresentada pertinente e não demasiado exaustiva relativamente ao tema. Todos os sites utilizados na pesquiza da informação são fidedignos e apresentam também um caracter bastante interessante.

    Consideramos, no entanto, que as nossas colegas poderiam ter aprofundado um pouco mais as utilidades educativas dos blogs, dando mais enfâse á utilização dos mesmos enquanto recurso pedagógico e estratégia educativa.

    ResponderEliminar
  2. Fizeram um bom comentário mas notei que podiam também ter referidos os seguintes aspetos: Quando os autores são referidos no formato (Diana Maria Farias Pessoa, 2009), deve incluir-se só o último apelido. No presente caso seria (Pessoa,2009). No final do texto existe um ponto final antes do autor e outro depois. Devia existir só um ponto final depois do autor. A última referência bibliográfica está errada porque se trata de uma dissertação de mestrado e por isso devia ser catalogada como um livro.
    Noto ainda a existência de uma imagem sem referência ao respetivo autor, o que pode ser considerado plágio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atualizamos texto de acordo com as indicações dadas. Retiramos a imagem para que não seja considerado plágio, pois não foi encontrada a fonte para referenciar.
      Obrigada pelas recomendações.

      Eliminar

Reflexão final - Ana Catarina Parreira