segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Penso usar as Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula? Porquê?



A tecnologia foi uma inovação inexplicável que permitiu ao mundo uma enorme aproximação e interação. Trouxe com ela novos conhecimentos e aprendizagens, estando em constante evolução.
Atualmente, a tecnologia está presente no nosso quotidiano de uma forma bastante evidente, através do uso de telemóveis, computadores, internet, entre outros tantos mecanismos. O uso do telemóvel é um exemplo bastante claro da necessidade do uso da tecnologia e da diferença entre os dias de hoje e antigamente. Isto porque é quase impensável, nos dias de hoje, as gerações mais novas se distanciarem do uso deste, visto que é o meio mais utilizado para interação e comunicação entre as pessoas. A internet, é outro fator inovador no mundo da tecnologia, pois é através dela que existe uma inúmera quantidade de fontes de pesquisa sobre qualquer tipo de assunto. Tem os seus aspetos positivos pois é uma fonte de conhecimento e de aprendizagem, mas também tem os seus aspetos negativos, pois nem toda essa informação é fidedigna.
Ao longo do tempo, a evolução da tecnologia trouxe inúmeras inovações fantásticas e uma delas foi permitir a ligação e interação entre todo o mundo, através de diversos mecanismos que pertencem à internet. No entanto como referimos anteriormente, esta tem os seus aspetos negativos, pois ao longo do tempo foi se perdendo o convívio e a interação pessoal. As gerações mais novas adaptaram-se de tal maneira à comunicação através da tecnologia, que se começou a desvalorizar o convívio pessoal entre a família e amigos, o afeto, o carinho. É bastante importante focar este aspeto, porque é de facto preocupante. A inovação que era suposto ligar todo o mundo, está a tornar-se aos poucos uma ilusão. Uma aproximação virtual que nos afasta do mundo real e das pessoas reais. Este fator, é bastante preocupante, no nosso ponto de vista enquanto futuras educadoras e professoras, pois está-se a criar uma nova geração de pessoas ricas em conhecimento, mas vazias em amor e afeto.
Visto que o que referimos anteriormente se baseou numa visão geral sobre o mundo da tecnologia, iremos focar-nos agora um pouco mais nas Tecnologias da Informação e Comunicação nas salas de aula.
No nosso ponto de vista, é importante sim utilizar as TIC nas salas de aula como complemento.
Como sabemos, com o passar das décadas bastantes aspetos têm vindo a acompanhar a enorme evolução que o mundo e que as nossas gerações sofreram num curto espaço de tempo, mas o mundo do ensino, perdeu-se nessa evolução. As salas de aula e o ensino, não mudaram muito relativamente a décadas anteriores, o que se torna grave. «[…] a aprendizagem adquirida nas escolas representa, hoje em dia, uma parcela cada vez menor de aprendizagem que se adquire no dia-a-dia» (António Dias de Figueiredo, 2000). Esta aprendizagem é derivada ao facto de os pais procurarem colocar os seus filhos, fora das horas de escolaridade obrigatórios, em outras escolas oficiais que garantem diversas aprendizagens como música, dança. Por outro lado, a facilidade de acesso à internet permite facilmente adquirir novos conhecimentos. Por estas razões, e para que a escola não vá perdendo cada vez mais a sua importância, é necessário a sua evolução.
Visto que ambas pretendemos percorrer o mesmo caminho no mundo da educação, este fator é algo que nos inquieta bastante. Enquanto futuras educadoras e professoras, vamos lidar constantemente com as novas gerações que estão, como vimos anteriormente, ligadas ao mundo da tecnologia. Assim, é impensável não aplicar a mesma nos métodos de ensino.
Devemos tirar o melhor partido das mesmas, enriquecendo o conhecimento dos alunos assim como o nosso, pois aprendemos uns com os outros constantemente. E para isso é necessária a formação de professores nessa área, para que estes possam utilizar as TIC de uma forma bastante útil, conseguir transmitir os conhecimentos pretendidos de uma forma enriquecedora e cativante para conseguirem deste modo chegar aos seus alunos. Considera-se que a introdução de meios tecnológicos irá ser positivo para a aprendizagem, mas nem sempre é assim, depende em muito de como estes são utilizados. «A investigação tem demonstrado que a estratégia de acrescentar a tecnologia às atividades já existentes na escola e nas salas de aula […] não produz bons resultados na aprendizagem dos estudantes.» (Guilhermina Lobato Miranda, 2007). Para que os professores possam ensinar os seus alunos a utilizar as TIC de forma produtiva, é fundamental que eles próprios dominem esta área. «[…] os dois principais obstáculos ao uso das tecnologias nas práticas pedagógicas são a falta de recursos e de formação» (Guilhermina Lobato Miranda, 2007). Mas infelizmente, vivemos num mundo onde a mudança de mentalidades é muito difícil e demorada. Este atraso na evolução das salas de aula, deve-se em muito à falta de vontade dos professores em querer modificar o seu método de ensino. Para quê complicar, se já está tudo planeado e estruturado? «[…] a integração inovadora das tecnologias exige um esforço de reflexão e de modificação de conceções e práticas de ensino, que grande parte dos professores não está disponível para fazer. Alterar estes aspetos não é tarefa fácil, pois é necessário esforço, persistência e empenhamento.» (Guilhermina Lobato Miranda, 2007). Por isso, ainda existe um longo caminho pela frente. Em primeiro lugar, é necessário formar os professores e trazê-los ao mundo real e atual, e depois sim, chegaremos aos alunos de uma forma mais próxima.
No entanto, na nossa perspetiva as TIC devem ser utilizadas sim, mas não de forma exagerada. Concordamos com a importância das TIC na educação, visto que estamos perante uma geração depende do uso da tecnologia, e devemos sim tirar o melhor partido da mesma, mas de uma forma moderada. As TIC devem servir como um complemento ao ensino, pois devemos acompanhar a evolução, mas não devemos desvalorizar o que até aí foi ensinado e a forma foi feito. Não se deve perder o hábito da escrita, o hábito da leitura em livro, o saber contar sem recorrer à calculadora. É certo que é tentador, e que se existem mecanismos para facilitar devem ser utilizadas, mas tudo de uma forma moderada. Pois, não pudemos educar as crianças para um mundo cheio de facilidades e onde “já está tudo feito”, porque sabemos que a realidade não é assim.
Devemos ensinar a nova geração a saber controlar o uso da tecnologia. Ensiná-los a usar a tecnologia de uma forma útil, para enriquecer, adquirir novos conhecimentos, saber mais sobre o que está ao nosso alcance, mas nunca esquecendo que o mundo real está ao nosso lado. O mundo real vive-se, com afeto, carinho, humildade, compreensão, saber sentir e saber gostar de quem está no outro lado de um telemóvel sim, mas principalmente saber gostar de quem está ao nosso lado, a nossa família, os nossos amigos. Vivemos num mundo onde atribuímos demasiada importância àquilo que está para além da nossa vista, e esquecemo-nos do que está mesmo ao nosso lado.
Concluindo, devemos educar sim para o uso das TIC que são extremamente importantes, ensinando as nossas crianças a tirar o melhor partido disso, pois independentemente da nossa vontade, a tecnologia vai continuar bem presente no nosso quotidiano e de uma forma cada vez mais intensa. No entanto, devemos primeiro ser nós, professores, educadores, mas acima de tudo pais e adultos a aprender a usá-la de uma forma útil e controlada.
Estamos a educar as futuras gerações, queremos sim um mundo de evolução, queremos adultos ricos em conhecimento e novas aprendizagens, mas ricos também em valores de afeto e amor.
As crianças de hoje, são os adultos de amanhã.



Referências Bibliográficas:
  • Figueiredo, A. D. (2000). Novos Media e Nova Aprendizagem. Universidade de Coimbra.
  • Miranda, G. L. (Mai/ago de 2007). Limites e possibilidades das TIC na educação. Obtido em 27 de outubro de 2018, de ResearchGate: https://www.researchgate.net/publication/28175839_Limites_e_possibilidades_das_TIC_na_educacao





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